Histórico

Claudemir Justi nasceu no bairro do Barreirinho pertencente ao Município de Rafard-SP em 29 de outubro de 1951, filho de Lazaro Agenor Justi e Lazara Luchesi Justi, lavradores de cana, que em 1957 mudaram para Sorocaba.
Estudou na Escola Estadual Senador Luis Nogueira Martins, na Escola Estadual Baltazar Fernandes, no Ginásio Industrial, na Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Souza e na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Cursou ainda o SENAI da Companhia Nacional de Estamparia onde formou-se torneiro mecânico.
Começou a trabalhar muito cedo, logo aos 08 anos de idade ajudava os pais no bar da família, localizado na Rua Hermelino Matarazzo, também foi engraxate na Praça Pedro de Toledo, em frente ao Cemitério da Saudade, local onde vendia velas e flores na época de finados.
Trabalhou como vidraceiro na Vidraçaria Melo e até de servente, quando em 1965 entrou no SENAI, onde se formou torneiro mecânico e foi trabalhar na fábrica de tecidos Santo Antonio, quando da desativação da usinagem foi trabalhar na Fabrica de Cimentos Ipanema, no cargo de ajudante de mecânica. Passado um ano assumiu o cargo de chefe de equipe.
Cursando a Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Souza, em 1974 foi convidado pelo professor Shobei Watanabe para trabalhar na então denominada Metalúrgica Nossa Senhora Aparecida no cargo de Encarregado de Mecânica de Autos, depois Supervisor de Transporte e Supervisor de Manutenção Mecânica onde respondia pelos trens de laminação 3, 4 e 5, pelo setor de acabamento e tratamento térmico com especialização em sistema a vácuo.
A Metalúrgica Nossa Senhora Aparecida mudou o seu nome para Siderurgia, Claudemir foi indicado pelos funcionários para participar do concurso Operário Padrão de 1986, promovido pelo SESI e pelo Jornal O Globo ganhou na fase regional, alcançando o terceiro lugar na fase estadual. Em 1987 recebe homenagem intitulada Trabalhador Símbolo pelo SESI de Sorocaba.
Em 1988 participou pela primeira vez de uma eleição onde obteve 713 votos na disputa por uma vaga no Legislativo Municipal, já em 1992 alcançou 987 votos e no ano de 1996 conseguiu se eleger Vereador com 1986 votos e passou a exercer o cargo de forma plena, afastando-se da Siderurgia.
Em 1992 assumiu por 02 meses como suplente o cargo de Vereador.
No ano 2000 obteve 2.280 votos que não foram suficientes para a reeleição. Em 2004 foram 2.300 votos, apesar da boa votação não conseguiu retornar, quando nas eleições de 2008, já desanimado, fez uma campanha sem recursos financeiros obteve 1489 votos, ficando como primeiro suplente do PSDB.
Quando o Prefeito Municipal Dr. Vitor Lippi convidou o Vereador Paulo Francisco Mendes para assumir a Secretaria de Governo e Relações Institucionais, abrindo a possibilidade de Claudemir Justi assumir o cargo de Vereador, o que aconteceu no dia 27 de julho de 2010, revitalizando a sua vontade de retomar a carreira política, deixando claro que tudo faria para corresponder aos anseios das pessoas que deram o seu voto e a toda população de Sorocaba.
No primeiro Mandato completo como Vereador criou a Lei que obriga as casas de espetáculo (cinema, teatro, auditórios) a reservar 3% das poltronas com dimensões para a acomodação de pessoas obesas, meia entrada para aposentados e beneficiários da Previdência Social de qualquer idade, construção da pista de skate no Centro Esportivo Dr. Pitico, além de pavimentação, iluminação publica e outras benfeitorias para a cidade solicitadas por munícipes durante o mandato, atendendo mais de 5000 mil pessoas.
O trabalho do Vereador Claudemir Justi, neste novo mandato você poderá acompanhar através do blog ( claudemirjusti.blogspot.com).
Claudemir Justi foi Presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jd. Iguatemi, Leocádia e adjacências por mais de 20 anos.
É diabético há mais de 33 anos e em 1995 fundou a ADS – Associação de Diabetes de Sorocaba e Presidiu a Associação por 10 anos, criou e coordenou 8 Campanhas de Detecção e Orientação de Diabetes, Hipertensão e Obesidade realizada na praça de eventos do Esplanada Shopping Center de Sorocaba.
Presidiu o Lions Clube Sorocaba Norte no período de 2000 a 2001.
Participou por 06 anos como representante da Comunidade na Comissão de Ética e Pesquisa da PUC – Pontifícia Universidade Católica no Campus Sorocaba.
Durante 10 (dez) anos participou com a esposa Claudete do ECC – Encontro de Casais com Cristo na Paróquia Santa Rita, São José Operário, Santa Rosália e São Benedito, participando das varias etapas em várias funções.
Sempre buscou na família, na Igreja e no trabalho social, dar o seu máximo em busca do bem comum, buscando realização pessoal e retorno através do trabalho para as pessoas, da nossa cidade de Sorocaba, do nosso Estado de São Paulo e do nosso Brasil.